23/10/2013

Mitologia Grega

smoke on the water

Oi povo! Não sei se já contei pra vocês, acho que não, mas eu adoro Mitologia. Acho incrivelmente fascinante aprender mais sobre os costumes de outros povos, seus deuses, e depois ficar atormentando meus colegas com tudo o que aprendi. Me julguem, mas eu adoro pesquisar, ler, e até mesmo assistir seriados relacionados a isso. Adoro várias culturas, mas hoje vou falar um pouco sobre a grega.



Existem vários tipos de coisas contando o que e como era a mitologia Grega, mas hoje, baseado naquilo que eu sei e gosto, contarei um pouco sobre ela do meu jeito.
Gosto de mitologia porque ela nos permite descobrir mais sobre o passado. Pode, ou não ser verdade, e isso é uma vantagem, eu acho, porque ninguém é obrigado a acreditar se não quer. Ninguém sabe se realmente aconteceu, como era, e como eram as pessoas que viveram naquela época. Digamos que ajuda a exercitar a imaginação da gente. Não é incrível imaginarmos que existia magia, como ela era feita? Podem rir de mim, mas é verdade! E se te contassem a história da Cinderela sem a Fada Madrinha, os ratinhos falantes e a abóbora que vira carruagem? Provavelmente, se a Cinderela tivesse tanto medo de enfrentar a Madrasta má e a Fada Madrinha não aparecesse, uma de suas irmãs ou outra qualquer teria ficado com o Charming, ops, desculpe! (Quando uma pessoa gosta de Once Upon a Time...) Mas, continuando, uma de suas irmãs ou outra qualquer teria ficado com o Príncipe Encantado, e perderia toda a essência da história!


Agora, voltando ao foco principal, que é a Mitologia Grega, quero mostrar a vocês sobre alguns Deuses. Sim, os gregos eram politeístas, ou seja, adoravam vários deuses. Existiam deuses de tudo. Da beleza, do amor, da sabedoria, mar, dos céus, do submundo, entre outros. A Deusa da Beleza e do amor era Afrodite, e a da Guerra e Sabedoria, Atena. Agora, o trio de irmãos: Poseidon era o Deus dos Mares, Zeus, dos Céus, e Hades do submundo. Conta a história que seu pai dividiu o Mundo entre os três, para que nenhum ficasse sem nada. Aposto que Zeus vocês já conhecem, não é? Sempre que ouço, falo ou penso em seu nome me vem na cabeça aquela típica imagem dele segurando os raios em cima de uma nuvem ou sentado em seu trono com a cara séria. Poseidon, o Deus dos Mares, fiquei conhecendo a partir de Percy Jackson, e Hades, bem, sempre me lembro dele em Hércules, aquele filmezinho da Disney. Falando nisso, Hércules, filho de Zeus e Hera, é conhecido como herói dos contos gregos. Exitiam também as três Bruxas do Oráculo, que viviam brigando pelo único olho que tinham e dividiam entre si. Também eram responsáveis por cuidar do tempo de vida das pessoas. Os "monstros" eram chamados Titãs.



É um dos mitos mais conhecidos e já foi tema de filmes, desenhos animados, peças de teatro, jogos etc. O minotauro tinha corpo de homem e cabeça de touro. Forte e feroz, habitava um labirinto na ilha de Creta. Alimentava-se de sete rapazes e sete moças gregas, que deveriam ser enviadas pelo rei Egeu ao Rei Minos, que os enviaria ao labirinto. Muitos gregos tentaram matar o minotauro, porém acabavam se perdendo no labirinto ou mortos pelo monstro.


Certo dia, o rei Egeu resolveu enviar para a ilha de Creta seu filho, Teseu, que deveria matar o minotauro. Teseu recebeu da filha do rei de Creta, Ariadne, um novelo de lã e uma espada. O herói entrou no labirinto, matou o Minotauro com um golpe de espada e saiu usando o fio de lã que havia marcado todo o caminho percorrido.

Com carinho
- C

29 comentários:

  1. Nossa eu nunca tinha lido o conto do Minotauro de verdade,tipo os outros nem contam o final direito.

    helena-ama-muito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nenhum livro sobre Mitologia , filmes sim ><'
    http://sonhando-porai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Bom eu gosto de ler bastante coisas na internet sobre essas mitologia aliás onde eu vejo mais são em blogs e sites e são histórias bem interessantes.
    Nossa sobre O Minotauro, juro que não conhecia o conto kkk sério mas é um conto bem assustador pra mim'

    World Of Thel ♥

    ResponderExcluir
  4. Acho incrível também a mitologia grega.. Suas histórias, seus deuses, tudo muito incrível!!
    Muito bom o post.. Adorei saber sobre o conto do minotauro..
    Parabéns pelo blog, adorei, estou te seguindo e te convido pra visitar o meu!
    Se gostar segue também.
    Beijos e até mais!!

    http://entreasppas1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. PJOOOOOOOOOOOOOOOOO ♥ Sério, eu também acabei gostando de Mitologia Grega à partir de Percy Jackso. Sou filha de Atena, e você? Eu já tinha lido do Minotauro, acho que é a história mais popular da Mitologia Grega.

    ~ Será que poderia ajudar na meta de 100 seguidores para o meu blog? Ajuda? Retribuo!
    http://f-lamingunicorn.blogspot.com.br/
    >33<

    ResponderExcluir
  6. Amei o layout do seu blog, simplesmente incrível. Simples, e por sinal, muito perfeito! Adorei o post também, super bem montado. Estou adorando o blog, beijos <3
    http://batatafrita123.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre fui apaixonada por mitologia grega e sempre adorei estudar sobre tal assunto antes mesmo de conhecer PJO. Muitas pessoas -assim como você- dizem que pensam em Hades como aquele cara do filme, mas eu não penso assim. Enfim, o conto do Minotauro é um dos meus prediletos! Bom, eu adorei a postagem. 'u'

    Com carinho, Gabbi >3<

    ResponderExcluir
  8. Minotauro, já perdi as contas de quantas vezes li ^O^

    Garota Personalizada

    ResponderExcluir
  9. Oi Carol, tudo bem? Também adoro mitologia, acho incrível! O post ficou muito bacana, parabéns :)

    Seu blog está lindo, viu? Estou seguindo e pretendo voltar sempre.
    Beijos,
    Leitora Online

    ResponderExcluir
  10. Muito bonito ;)


    Amei seu blog,estou seguindo! Segue de volta? http://www.gabusiek.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Já conhecia a lenda do minotauro, conheço algumas outras sobre mitologia grega, mas são bem poucas.
    Adorei o post!
    bjs.
    anjodecereja.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Me abraça, eu amo mitologia grega. Mitologia grega e romana, amo tudo sobre mitologia, ashuahsuahsuashu. É a melhor parte de estudar história na minha opinião. Um dos meus deuses preferidos é a Atena (filha de Atena, haha). Beijos,

    http://umaprimavera.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu tbm amo mitologia!! Conheço varias lendas de mitologia,principalmente essa!
    Adorei o seu blog! Primeira vez que eu visito aqui! Já estou segundo :)

    Lego House | l-egohouse.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Carol! Demorei um pouco para vir no seu novo blog, mas aqui estou eu ^^
    Já que perguntou, gostaria sim de continuar sendo afiliada... Já te coloquei na elite.
    Beijos
    http://blog-purplestar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Awnnnnnnnnnnnn, mais alguém que ame muito mitologia grega <3 Eu também gosto da romana! Amo demais, um dos meus hobbies! Beijos, seguindo! Ah, seu blog é perfeito!
    coff-cake.blogspot.com

    ResponderExcluir